Acredite se quiser. Existem pessoas que acordam muito bem dispostas pela manhã. Já imaginou? Nada de sentir uma preguiça torturante, nada de apertar o “soneca” do celular umas 259 vezes até chegar o limite do horário e muito menos ficar perdido e rolando em um emaranhado de edredom enquanto pensamentos aleatórios nos levam a lugares mágicos, tudo isso na escuridão do quarto e no conforto da cama. Levantar e começar o dia exige um sacrifício enorme. Menos para determinadas pessoas que, dizem as lendas, fazem inúmeras coisas assim que o despertador toca.
E sabe o que essa pequena e rara parcela da população que acorda super animada e super cedo possui em comum? O sucesso profissional e também o pessoal. Pelo menos é isso que defende a renomada escritora Laura Vanderkam em seu último livro What the most successful people do before breakfast (O que as pessoas mais bem sucedidas fazem antes do café da manhã, em tradução livre). Resumidamente, ela afirma que a maneira que você preenche seu dia no período que vai entre o despertador e o horário em que chega ao trabalho ou faculdade pode determinar até onde você chegará na vida. “Antes de boa parte do mundo saborear seu café da manhã, as pessoas mais bem sucedidas já conquistaram vitórias diárias que as conduzem para as vidas que elas sempre almejaram”, afirma a especialista em um determinado trecho do livro.
E para comprovar, histórias de empresários renomados que relataram, em situações diferentes para veículos de comunicação distintos, que eles realmente começam o expediente muito cedo. Às 5 horas da manhã, por exemplo, o CEO da Apple, Tim Cook, costuma frequentar uma academia, segundo um site americano. Já Robert Iger, CEO da Disney, é ainda mais radical. Seu despertador toca às 4h30 para fazer exercícios, ouvir música e ler o jornal, segundo uma entrevista concedida ao The New York Times.
Um grande exemplo tupiniquim desta prática é Abilio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar. Ele sempre primorou pelo trabalho sério e bem feito, até mesmo pela manhã. “Uns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo”, afirmou em uma entrevista.
Mesmo sabendo disso tudo você ainda não pensa em se levantar cedo da cama? Pois Laura Vanderkam lista outros motivos para levar suas manhãs mais a sério.
DISCIPLINA EM OUTRO LEVEL
Além de entrevistar inúmeros executivos bem sucedidos, a autora foi procurar na ciência algo para confirmar sua teoria. A conclusão é de que pela manhã, a força de vontade e o autocontrole atingem o pico dentro do cérebro de uma pessoa. Por esta razão, fica muito mais fácil realizar tarefas que requeiram uma atenção especial.
Em uma entrevista concedida ao Business Insider, Laura disse que “a autodisciplina é como um músculo: fica fatigada após muito uso. Mas, de manhã, após o descanso, ela estará como nova”.
CONTROLE DO TEMPO
“Nós temos tempo, mas ele é consumido pelo som e fúria que culminam em uma porção de tarefas até você alcançar a porta”, afirma Laura em seu livro. Segundo ela, nós realizamos inúmeras tarefas de forma inconsciente o que acaba roubando os minutos livres. Isso é revertido quando a pessoa encara suas manhãs de maneira mais racional e pragmática. Assim, o controle do seu tempo volta a ficar sob o teu comando.
VOCÊ COMO PRIORIDADE
Apesar dos eventuais momentos de descontração, o horário do expediente é dedicado quase que inteiramente a outras pessoas, mesmo quando você é dono do negócio. Por este motivo, aproveitar o momento que os chefes, os amigos e a maioria da população está dormindo pode ser vital para garantir sua sanidade mental.
Para garantir que a paz continue reinando neste horário, Laura garante que é preciso deixar o e-mail de lado. “Assim que chegar sua caixa de mensagens, uma cascata de demandas aparecerá e você entrará num ciclo de reações”, comenta.
FACILIANDO O DESPERTAR
No papel tudo é muito lindo e perfeito. Porém, na prática, esse projeto já esbarra nesta ideia absurda. Levantar mais cedo para fazer qualquer coisa. Se para ir ao banheiro já é um sacrifício, imaginar fazer um exercício ou qualquer outra tarefa assim que o sol se erguer no horizonte? É difícil, mas segundo Laura, tudo é uma questão de hábito. “Transformar um desejo em ritual exige muita força de vontade. E isso, como tudo na vida, demanda tempo”, diz. “Por isso, a dica é não tentar mudar sua rotina do dia para à noite. Se a intenção é acordar uma hora mais cedo para realizar alguma tarefa, comece dormindo 15 minutos mais cedo no dia anterior para acordar 15 minutos antes. E por aí vai.
Outra dica valiosa é procurar algum amigo fiel para começar esta jornada ao seu lado. Nesse caso vale desde um parceiro de exercícios até mesmo uma pessoa que celebre cada conquista sua.

Nenhum comentário:
Postar um comentário